quarta-feira, 23 de março de 2016

NO POO E NOW POO

no poo/now poo:vamos saber um pouco !


A técnica

Trata-se de uma técnica de lavagem dos cabelos que não utiliza xampu (No Poo) ou que o utiliza moderadamente e com formulações suaves (Low Poo), e mantém a hidratação dos fios com o condicionador e finalizador. Acredita-se que, dessa forma, durante a lavagem dos cabelos não será demasiadamente removida a proteção lipídica natural do couro cabeludo e cabelos junto com as sujidades acumuladas no dia-a-dia.  A lógica é bem simples e até aí tem precedentes químicos, bioquímicos e fisiológicos. Os cabelos cacheados já são naturalmente ressecados e frágeis, então a remoção da barreira lipídica natural causaria mais dano ao invés de tratá-los, pois os outros produtos (condicionador, creme de tratamento e etc.) não conseguem repor com eficácia esse conteúdo lipídico natural. Sem muitos problemas nas raízes, pois é onde se preduz o sebo que, infezlimente, não consegue chegar até as pontas dos cabelos com muitas curvas. Diferente de cabelos lisos, finos e grossos, em que o óleo produzido na raiz rapidamente está em toda a extensão da fibra capilar. Nestes cabelos o xampu não faria tanto mal, pois o condicionador consegue repor o sebo removido durante a lavagem.

A diferença entre No e Low Poo é basicamente:

No Poo: corta-se totalmente o uso do sulfato, mas eliminando o uso do sulfato por completo é necessário que se elimine também todo o uso de todos os produtos insolúveis em água que grudam nos fios de cabelo e precisam do sulfato para sua retirada (silicones insolúveis, óleo mineral, parafina). O No Poo é uma rotina que precisa ser seguida à risca, se você eliminar o sulfato completamente e não eliminar os insolúveis o cabelo vai saturar, perder o brilho, se tornar pegajoso, com aspecto de sujo e sem volume. Para fazer o No poo há duas formas:1. Eliminando o shampoo e no lugar deste colocar algumas receitas caseiras para limpeza dos fios ou2. Comprando produtos higienizadores que não contém o sulfato como surfactante.Quem faz o No Poo normalmente prefere a compra de detergentes capilares sem o sulfato, a limpeza proporcionada é a mesma, mas os danos são muito menores. 
Low Poo: admite o uso do sulfato 'leve' esporadicamente, há vários tipos de sulfatos, e modernamente temos sulfatos mais leves à escolha. A cada 15 dias usa-se um produto com sulfato para retirar algum resíduo de substância insolúvel que foi utilizada, nos demais dias evita-se o uso do sulfato.Essa rotina é válida para aquelas pessoas que fazem uso de coloração nos fios com produtos que contém insolúveis, usam produtos como kits reconstrutores ou mesmo máscaras que podem possuir algum tipo de petrolato leve.Mesmo assim quem segue a Rotina Low Poo toma cuidado para não exagerar e não utiliza séruns ou produtos com muitos produtos insolúveis e não agregam nenhum benefício aos fios.

Cuidado:
Na técnica de No-poo não se usa shampoo algum nas lavagens e para a limpeza, as pessoas usam o tal deco-wash (que vem de conditioner wash), que é a lavagem com condicionador. Mas lembre, o condicionador não pode ter nem petrolatos e nem os silicones insolúveis.
Resumindo, quem usa o No-poo lava o cabelo com o condicionador e quem faz Low-poo, usa shampoo sem sulfatos fortes. As duas técnicas são indicadas principalmente para pessoas de cabelos cacheados, mas podem ser aplicadas em todos os tipos de cabelos.
Como fazer o co-wash
Você deve utilizar condicionador sem os petrolatos e silicones, passá-lo nos fios e massageá-los. Depois é só enzaguar. Dizem que os condicionadores possuem alguns agentes limpantes que já serviriam para limpar o cabelo. O Yamasterol  é um dos condicionadores indicados para este tipo de técnica.
Xampu: evitar os que contenham Sodium Lauryl Sulfate (Lauril sulfato de sódio),Ammonium Laureth Sulfate (Lauil éter sulfato de amônio) e Sodium Laureth Sulfate(Lauril éter sulfato de sódio).Sugere o uso de produtos que contenham Disodium EDTA (EDTA dissódico), Citric Acid (ácido cítrico) ou extratos de plantas. Também é sugerido utilizar produtos que contenham Cocamidopropyl Betaine (Cocamidopropil betaína), Dodecyl Polyglucoside (Dodecilpoliglicosídeo). Condicionadores: é aconselhado evitar o uso de condicionadores que contenham silicones insolúveis . Os cabelos necessitam de emolientes, umectantes, proteínas e hidratantes, por isso deve-se procurar por essas substâncias nos rótulos dos produtos: Emolientes: Shea Butter (manteiga de karité), óleos vegetais, olive oil(óleo de oliva) e óleos de castanhas; Umectantes: Panthenol (D-Pantenol ou Pró-vitamina B5), Glycerin(Glicerina) e Sorbitol (Sorbitol); Hidratantes: Aloe vera (Aloe vera ou Babosa), Aminoacids Proteínas: Wheat (Trigo) e Soy (Soja). Protein.

Quanto menos espuma, melhor

Os xampus mais indicados para aderir aos dois métodos são aqueles que apresentam pouca quantidade do Lauril Sulfato de Sódio em sua composição, ou seja, os produtos que fazem pouca espuma.
Lauril Sulfato de Sódio é um dos componentes agressivos mais tradicionais encontrados nos xampus. "Este é um tipo de detergente que, quando muito concentrado na composição do xampu, resseca os fios, diz o especialista em problemas capilares, Luciano Barsanti, médico e diretor do Instituto do Cabelo em São Paulo. "Ele retira a gordura e provoca um ressecamento no couro cabeludo, o que leva a  glândula sebácea a produzir depois mais gordura e aumentar a oleosidade dos fios".
O problema é identificar esta característica nos produtos sem nenhuma sinalização nas embalagens, como comenta Luciano Barsanti. "Infelizmente as marcas não especificam a quantidade do composto nas fórmulas, então o único jeito de saber se aquele xampu pode ser prejudicial é testando: se fizer muita espuma, não é sinal de limpeza, mas sim de excesso", orienta. 

Cabelos cacheados

De acordo com Sabrinah, os cabelos cacheados são os que mais se beneficiam dos métodos No-Poo e Low Poo. "São cabelos que têm a proteção natural reduzida, pois a oleosidade da raiz não consegue chegar até as pontas devido ao formato em espiral", justifica. Segundo ela, o resultado é a valorização das ondas naturais dos fios: "O cabelo muda, os dias seguintes são melhores, os cachos ficam mais definidos e com menos frizz". 
Barsanti também apóia a ideia do Low-Poo para todos os tipos de fios: "Não há problema nenhum em substituir o Lauril Sulfato de Sódio por outro detergente, ainda mais sendo um ingrediente natural como o Cocamidopropyl Betaine, desde que não misture com outros produtos ou altere a composição original testada pelo fabricante e aprovada pela Anvisa", orienta. 

As experiências das pioneiras

A americana Jacquelyn Byers ficou conhecida pelas redes sociais por lavar os cabelos apenas com água quente, sem nenhum tipo de xampu. A experiência está relatada no blog Little Owl Crunchy Momma, em que afirma ter observado, após esse teste, os fios mais saudáveis e resistentes.
O médico especialista em cabelos alerta, contudo, que essa prática pode provocar caspa, dermatite seborréia e até psoríase. "O cabelo precisa de uma limpeza para perder o sebo da raiz. Se você não o higieniza, acaba deixando lá bactérias e fungos nocivos".
A inglesa Lorraine Massey não aboliu de vez o xampu, mas conseguiu desenvolver um produto de composição natural sem agentes agressivos. A pesquisa desta especialista em cachos resultou no livro "Curly Girl". Depois da experiência, ela se tornou a co-fundadora da marca Deva Curl, que prega o uso do No-Poo/Low-Poo como um estilo de vida.

DÚVIDAS :

1. Para quem é indicada as técnicas No Poo e Low Poo?
As pessoas de cabelos ressecados, ondulados, cacheados ou crespos se beneficiam mais da técnica No Poo, já os cabelos oleosos podem ficar pesados.
A técnica Low Poo pode ser usada para todos os tipos de cabelo, o Shampoo Botica Cachos promove uma limpeza suave dos fios e preserva a sua hidratação natural.

2. Com que frequência devo usar o Shampoo Low Poo?
Para determinar a frequência, analise o grau de ressecamento dos fios e a oleosidade da raiz. Se você lava o cabelo todos os dias, intercale o Shampoo Low Poo com o Condicionador Co Wash. Se a raiz é oleosa e os fios ressecados, o indicado é aplicar o Shampoo Low Poo na raiz e o Condicionador Co Wash no meios e nas pontas.

3. Co Wash é semelhante ao Shampoo 2 em 1?
São produtos completamente diferentes. O shampoo 2x1 tem uma formulação semelhante a de um shampoo, porém rica em agentes de condicionamento.
O Condicionador Co Wash tem uma formulação mais próxima de um condicionador, mas que tem um poder de limpeza bem suave.

4. Por que o Low Poo deve ser livre de sulfatos?
Os tensoativos sulfatados têm maior poder de limpeza e na técnica Low Poo, cuja intenção é preservar a hidratação natural dos fios e por isso são usados agentes de limpeza mais suaves.
No Shampoo Low Poo da linha Botica Cachos, os tensoativos são de origem vegetal e limpam os fios de forma eficiente, respeitando a fisiologia natural dos fios.

5. Qual a diferença de silicones solúveis e insolúveis?
Silicones solúveis são facilmente retirados do cabelo. Já os silicones Insolúveis são os que aderem à fibra capilar formando barreira de difícil remoção, por isso é necessário um shampoo para retirá-los do fio.
Os silicones que estão presentes na fórmula da Máscara Botica Cachos são solúveis e não pegajosos, podendo ser facilmente retirados do cabelo, sem efeito build up.
Todos os outros produtos da linha Botica Cachos são completamente livres de silicones.

6. Devo adicionar anfótero ao Co Wash?
Quando a técnica surgiu, muitas meninas compravam anfóteros, como Cocoamidopropilbetaína (betaína) e adicionavam ao condicionador para que o mesmo tivesse um poder de limpeza suave.
Não. O Condicionador Co Wash Botica Cachos já tem modernos tensoativos que promovem a limpeza suave, adequada para a técnica No Poo. Não é indicado adicionar nenhum outro agente de limpeza a esta formulação.

7. Meu cabelo não é cacheado, mas é tingido. Como vou me beneficiar do uso desta linha?
O Shampoo Low Poo realiza uma limpeza suave, livre de sulfatos e por isto auxilia na manutenção da cor. Intercalar o uso com o Condicionador Co Wash, também vai ajudar preservar a cor e o brilho.

8. Estou na fase de transição, posso usar esta linha?
Na fase de transição entre o alisamento e os cachos naturais, use a linha para tratar os fios que já começaram a ficar cacheados. Os finalizadores ativam a formação de cachos e disfarçam a diferença entre a parte com alisamento e a parte natural. Porém, ela não tem o poder de retirar o alisamento do cabelo.

9. O que é Low Poo, No Poo e Co Wash?
Os processos são diferentes, mas têm como objetivo, obter o mesmo resultado que é manter a hidratação dos cabelos cacheados, que geralmente são mais ressecados, sem deixá-los ainda mais secos. Co Wash com No Poo - significa "conditioner washing", ou seja, “lavar com o condicionador". Essa técnica não utiliza shampoo para higienizar os fios. O processo começa com o uso do condicionador, conhecido como No Poo.
Low Poo - significa “pouco shampoo”, esses shampoos são livres de sulfatos, promovendo uma limpeza mais suave dos fios.
O uso do Shampoo Low Poo pode ser intercalado com o Co Wash No Poo.

Ja informadas agora e escolha sua fazer ou nao a tecnica que por sinal e faz muito bem aos cabelos.
Gostaram meninas! Espero que sim alguma duvida entre em contato ou comente,curta,siga,fique a vontade estou a disposição em breve uma lista mais que completa pra voces da uma passadinha la no instablog @cansou_cacheou

Nenhum comentário:

Postar um comentário